quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como Organizar e Ajustar sua Mochila

Organizando o Material

O mais importante quando se começa a organizar uma mochila é retirar da lista todos os materiais supérfluos e deixá-los em casa! Como regra geral, podemos considerar que uma pessoa acostumada com mochilão, não deve levar mais que 20 a 25% de seu peso em uma mochila, por longo período. Alguns exércitos, como o alemão, utilizam o limite de 33% do peso corporal, mas, acredite, isso é sofrimento ao extremo!


O centro de gravidade da mochila precisa estar junto ao corpo e preferencialmente alinhado com os ombros. Dessa forma, a mochila ficará posicionada junto ao centro de gravidade do corpo e não irá te puxar para trás. 


Instruções para organizar sua mochila a partir de 30 litros: Coloque o saco de dormir, as blusas de fleece, down Jackets e outros equipamentos leves na parte inferior da mochila. Coloque os equipamentos de peso médio (como roupas) no centro, voltado para o lado externo da mochila. Coloque os equipamentos pesados (como barraca, comida, ferragem) no centro, voltado para o lado interno da mochila (costado). Pequenos objetos, de uso mais frequente (como óculos, papel higiênico, luvas, GPS), coloque na parte superior da mochila.


Procure não dependurar muita coisa para fora da mochila, isso pode atrapalhar seu rendimento e causar desconforto. Mantenha tudo da forma mais compacta possível.


Para os bolsos laterais, pense sempre em distribuir o peso. Utilizar sacos estanques para guardar o material é interessante e pode ser utilizado ao invés de uma capa de chuva.




Errado!
Se a mochila está puxando forte suas costas, significa que o centro de gravidade está longe do corpo. Se você carregar uma mochila por longo período dessa forma, certamente será uma tortura, pois o corpo ficará o tempo todo brigando com o peso da mochila. Os ombros, neste caso, também serão afetados. Em terrenos mais acidentados, essa situação pode se tornar perigosa, visto que perde-se o equilíbrio facilmente.





Em terrenos mais fáceis


 Em terrenos mais planos ou light hiking, o centro de gravidade da mochila (peso) pode ficar mais alto.


Terrenos ou Passagens difíceis


 Em passagens mais técnicas ou difíceis (escalaminhadas ou via ferrata) use o centro de gravidade (peso) um pouco mais baixo. Essa é a posição de maior equilíbrio entre o corpo e a mochila.

Fonte: Catálogo Deuter 2012

Um comentário:

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA PRATICANTES DE CAMINHADAS E ESCALAMINHADAS...A MOCHILA TEM QUE FICAR COLADA AO CORPO ...SE FICAR MOVIMENTANDO ...AUMENTARÁ O CANSAÇO DURANTE O PERCURSO ...!

    ResponderExcluir